Resident Evil 4

Finalmente chega ao PlayStation 2 a obra-prima da Capcom, nada mais justo, a série tinha mesmo que voltar ao console onde nasceu. Para a surpresa de todos ou não, o game está ótimo, aproveitando ao máximo o potencial do vídeo-game da Sony, que apesar de inferior ao Game Cube, trouxe RE4 em perfeito estado, com gráficos apenas um pouco inferiores, o que é compensado nos extras.

Nada de zumbis ou da Corporação Umbrella que foi destruída após os eventos de Resident Evil 3, sua missão agora é resgatar a filha do presidente dos Estados Unidos no controle do protagonista Leon Scott Kennedy, o mesmo de Resident Evil 2.
Porém o terror continua, ao chegar em uma ilha no interior da Europa (na qual a filha do presidente parece se encontrar), Leon é atacado por moradores aparentemente “enlouquecidos”. Esse é só o começo do enredo de Resident Evil 4, que é muito envolvente e cheio de surpresas até o fim.

Um dos jogos mais belos do PlayStation 2, usando totalmente a capacidade do console, pouco inferior ao Game Cube (a única perda do game da Sony para Nintendo). No PS2 as cores nos cenários não parecem tão vivas, existem diferenças também, na névoa, nas chamas das tochas e nas iluminações em geral, porém isso não atrapalha a incrível competência do game. A Capcom com certeza fez de tudo para transferir da melhor maneira possível o jogo do GC para o PS2.

Um verdadeiro show de horror, o som sem dúvida é um dos pontos mais fortes do game. As músicas de suspense entram sempre no momento certo, deixando você mais preso e ligado ao jogo, da mesma maneira ocorre com os sussurros de monstros espalhados pelos cenários, um festival de sustos com certeza o espera.
A dublagem também esta perfeita em todas as CGs, os passos de Leon sempre soando de diferentes maneiras dependendo do terreno, a chuva o fogo, enfim tudo 100%, não há como encontrar defeitos em qualquer tipo de som em Resident Evil 4.

A jogabilidade esta com certeza mudada em relação aos antigos games da série. Agora é possível mirar em qualquer parte do corpo do inimigo, dar chutes e pular de janelas, e tudo com muita facilidade e respostas rápidas do controle. O único problema é sempre ter que apertar START para mudar de armas (o que sempre ocorreu em Resident Evil), com um game muito mais movimentado do que os antigos, a Capcom poderia ter pensado um pouquinho e mudado esse quesito.

Em questão de diversão não há o que reclamar. O game continua show, com os quebra-cabeças de sempre, e muito mais ação que seus antecessores. Com inimigos muito mais rápidos que zumbis, você terá que pensar rápido, para vencê-los de uma maneira bem eficaz, já que eles atacam em bando e o protagonista não tem munição infinita. Os chefes também estão melhores do que nunca, sempre com algum ponto fraco a ser encontrado e alguns com tempo limitado para serem vencidos. Outra novidade sensacional são as CGs interativas, nunca largue o controle para assisti-las numa boa, fatalmente você morrerá, em muitas delas é necessário apertar L1+R1 ou quadrado + x, para se esquivar do inimigo ou atacá-lo.

Um game muito violento com conteúdo adulto, sem dúvida impróprio para menores. Logo no início do jogo, controlando Leon, você encontrará uma mulher com um tridente fincado no rosto presa na parede.
Além disso Leon pode explodir a cabeça de seus inimigos, ou monstros podem nascer delas. Mas o mais violento são com certeza os inimigos com serra-elétrica, basta chegarem perto de você e lá se vai a cabeça do protagonista, uma cena bem chocante e irritante ao mesmo tempo.

A Capcom realmente esta inovando em suas produções, depois de Viewtiful Joe e o surpreendente Killer 7, as mudanças de Resident Evil não param apenas no modo de andar, atirar e golpear os inimigos.
Resident Evil 4 é apresentado totalmente em formato wide-screen, o mesmo dos filmes de cinema. A Capcom utilizou esse recurso para dar uma ampla visão ao jogador, não que seja uma revolução e ajude tanto, mas não atrapalha em nenhum momento e deixa o game com cara dos grandes sucesso de Hollywood. Enfim mais uma jogada inteligente da Capcom.

O Mercador é a nova maneira de conseguir armas em Resident Evil, assim como em Dino Crisis 2 para PlayStation, é possível comprar armas e aumenta-las de nível, que vão desde poder de fogo até maior capacidade de munição e velocidade na hora de recarregar.
O cara é uma figura muito sinistra que veste um sobretudo preto. Muitas vezes ele aparece derrepente nos cenários, podendo até ser confundido com um inimigo.
Conforme segue o jogo você encontra dinheiro em barris, armários, ao vencer inimigos e principalmente chefes, sim eles dão muito dinheiro. Mas a melhor maneira de conseguir grana é vendendo para o próprio Mercador tesouros que você encontra durante o jogo, porém antes de vender veja se consegue fundir um tesouro a outro, dessa maneira o valor a ser pago será muito mais alto.

O ponto forte do PS2, com mais extras que o Game Cube, a versão para PlayStation 2 fica mais extensa, e com um extra mais do que exclusivo, o Separate Ways.
The Mercenaries: Aqui sua missão é acabar o mais rápido possível com os inimigos, o tempo é curto, porém é possível achar itens pelo cenário, para com isso para aumentar suas chances de vencer.
Movie Browser: Extra exclusivo do PS2, aqui é possível assistir a todas as CGs do game, incluindo as interativas, porém não se preocupe em morrer aqui.
Separate Ways: Extra exclusivo do PS2, você joga com Ada na história principal. Alguns eventos que ficam sem respostas durante o jogo principal são respondidos aqui, um exemplo é o sino tocando no momento em que Leon está sendo atacado. Quem tocou o sino? Ada. Dentre outras missões, é um extra muito divertido e que toma muito tempo do jogador.
Assignment Ada: No papel de Ada Wong, você terá que achar 5 frascos com vírus, porém muitos inimigos aparecem nesse extra, com certeza a missão não será fácil.

A grande discussão em torno do game, muita polêmica com Resident Evil 4, coisas que não ocorreram com Killer 7 e Viewtiful Joe (ambos também só seriam lançados para o console da Nintendo), mas tudo bem clássico é clássico.
O PlayStation 2 apresenta um processador de 300 MHz, enquanto o Game Cube um de 405 MHz, o console da Sony com um processador gráfico de 150 MHz também fica atrás da Nintendo com um de 162 MHz. Aí está a diferença gráfica entre ambos Resident Evil 4 (que é pouca).
Porém as diferenças não acabam por aí. Outro detalhe importante são as cut cenes, certas cenas são mostradas como CGs no PlayStation 2, já no Game Cube isso não ocorre, muitas delas são mostradas em tempo real, esse realmente é um fator muito importante para mostrar a superioridade da Nintendo em relação à Sony.
Para resolver esses problemas chegam os EXTRAS exclusivos da versão PS2. A Capcom trabalhou muito para trazer o game ao novo console, acrescentando extras exclusivos, o que fará os nintendistas passarem por essa versão também. Os extras são Seperate Ways e Movie Browser, ambos já explicados detalhadamente acima.

Mesmo com todas essas diferenças, Resident Evil 4 fez bonito, tanto no Game Cube como no PlayStation 2. A Capcom mostrou que é uma das melhores produtoras da atualidade, e teve coragem de mudar um verdadeiro clássico dos games, o resultado é simples, o que já era bom ficou ainda melhor. Muita ação, suspense, tiros, sustos e os chefes arrepiantes de sempre, tudo que um bom game Survival Horror deve ter esta aqui. Não só fãs da série Resident Evil, como gamer nenhum deve deixar de conferir esse verdadeiro clássico, um dos melhores games da atualidade.

11 Respostas to “Resident Evil 4”

  1. Embora o game tenha um enredo que não siga necessariamente a história da série, concordo plenamente com as críticas e comentários postados aqui.

    Vou comentar aqui algumas curiosidades do game:
    1) Ashley e Salazar no game possuem apenas 20 anos
    2) O cão cerberus das outras edições do game neste chama-se Colmillos
    3) P.R.L. 412 é uma arma exclusiva para PS2
    4) O Personagem Hunk aparece no jogo mercenários assim como no RE2
    5) Krauser trabalha também para Wesker
    6) RE4 está disponível para as seguintes plataformas: GameCube, Playstation 2, PC, Wii, Iphone, Mobile e Zeebo este último o console nacional fabricado pela TecToy =D

  2. ou que arma é essa RPG

  3. luis henrique Says:

    nao sei como começar,assim:dizem que si eu terminar o game sem morrer,sem usar vida com 100% de hit hatio em menos de 5 horas abrira um novo modo para jogar:denominado modo survivor?jafiz tudo isso mas nao consigo o rit hatio sempre da 97%.,,sera que esse boato é verdadeiro?
    outra pergunta dizem que se eu virar o game 8 vezes no facil,6 vezes no normal e 4 vezes no profisonal eu vo desbloquear os mercenarios em jogo normal…eu possso conta com isso? galera ja jogo r4 a mais de 4 anos eu estou imporando mi dem uma força na resposta ai!!!!vlw!!

  4. oi pessoal,,,,,,,eu queria saber em qual mini game no extras que você gnha dinheiro para gastar no resident normal

  5. gente e eu dinovo,,,,,,,,,,,,,,,virei o jogo 2 vesez(fácil)e so desbloquei bazook(infinita)e a matilda,,,,,se eu zerar no normal ganho algo alem dos que citei ali acima (prl 412,,,,,,,,a flexa dokrauser,,,,,,,,,,da para customizar a mini metralha(tmp)kinen a do hunck etc………etc…….

  6. para passar com 100 de hatio e preciso q n erre nenhuma bala…meio dificil né?!mas da pra conseguir, meu vo descobriu e eu passei na casa do luiz serra com 100 de hatio , liberei a magnum customizada nos mercenarios fazendo todas as tela com 5 estrelas,
    a pior coisa q vç faz e comprar a matilda gasta dinheiro e muita bala disperdisada com isso tambem perde hatio

  7. outra dica e q c voçes comprarem o fuzil do castelo e melhorar a força, da pra matar o “prisioneiro cego com tiros varados do peito as costas, tem ate um deles q usa proteçao nessa regiao do corpo

  8. RE4 foi o melhor jogo que eu ja joguei para ps2.

  9. esse jogo é demais

  10. a roupa mais bonita é a especial um
    além do leon nao sentir frio é a mas bonita

Deixe um comentário